HumanasBlog


RECRUTA ZERO: UM CLÁSSICO DAS TIRINHAS E DOS GIBIS

Posted in Humor por Joaquim Cesário de Mello em julho 20, 2009

Estava noite dessas em conversa com um grupo de amigos e eis que surgiu no assunto notívago a lembrança do personagem em quadrinhos RECRUTA ZERO. Bateu aquela saudade gostosa que só a nostalgia dos bons tempos infantis nos suscita (que bom que tivemos infância, não?). Pois é, quem era o RECRUTA ZERO?

Soldado boa praça, preguiçoso e sempre bem-humorado. Era, por seu estilo de ser e maneira, constantemente perseguido pelo igualmente famoso SARGENTO TAINHA, milico excessivamente rígico a quem o Recruta Zero levava a loucura e o enrolava com sua esperteza aliada a certa “imbecilidade” do próprio sargento Tainha.  Percebe-se, de imediato, que o Recruta Zero é uma boa sátira ao sistema militar – e não foi à toa então que à época (Guerra da Coréia e posteriormente também a guerra do Vietnam) as Forças armadas americanas tentassem censurar e impedir a circulação do personagem com alegação de que o Recruta Zero afrontava à ordem militar (e afrontava mesmo). Claro que tudo isso só percebi depois, depois da infância, pois menino o que via de fato era pura diversão. Agora adulto, compreendendo as intrelinhas do Recruta Zero, mantenho as mesmas impressões de criança, ou seja, rever e ler Recrura Zero é muita saudável diversão.

Outros personagens compunham a turma: Oto (cachorro do Sargento Tainha), Dentinho (o bocó da turma), Cuca (cozinheiro), Roque (quem escreve o jornal do quartel) , Platão (o intelectual), Tenente Escovinha (oficial puxa-saco) e General Dureza (um general incompetente e alcoólatra que vive na esperança de vir a ser promovido e ir Pentágono), entre outros.

O personagem criado por Mort Walker desde a década de 50 ainda é publicado em jornais americanos.  Vale a pena conhecer ou rever um pouco o Recruta Zero.

About these ads

3 Respostas to 'RECRUTA ZERO: UM CLÁSSICO DAS TIRINHAS E DOS GIBIS'

Subscribe to comments with RSS ou TrackBack to 'RECRUTA ZERO: UM CLÁSSICO DAS TIRINHAS E DOS GIBIS'.

  1. itala conceição rosa said,

    Muito legal!!! Sempre adorei ler o Recruta zero!!! Ele é o máximo!!!

  2. Simone Guimaraes said,

    Caramba, que saudades dessas tirinhas do Jornal. Aqui no Rio era publicado no Globo. Eu quando soube que iria tirar eu cortei as tirinhas e guardei. Mas, legal que tem Online tambem.

    Deveria fazer campanha para colocar essas tirinhas antigas nos jornais. Era Recruta Zero, Hagar – O Horrivel, Urbano o Aposentado, era bem bacana. Nao era coisa de crianca. Dava para se extrair conteudo da mensagem.

    Agora, querem colocar mangas nos suplementos de Jornais culturais e acho que nao tem nada a ver.

    Acho Monica Teens, Lulu Teens, fica melhor em jornais de bairro locais ou em suplementos para jovens/vestibulando como as revistas Fanzine ou para revistas de educacao como no caso do Rio o Jornal O Globinho. Tem mais a ver com a galera crianca e jovem.

    Coisa Teens em jornal segundo caderno nao tem nada a ver.

    Campanha para a volta do Recruta Zero, Urbano o aposentado, Hagar o Terrivel para os suplementos de cultura com as eternas cruzadinhas na contra copa.

    Campanha. Abracao.

    Uma ilustre desconhecida.

  3. eudes said,

    muito legal as historias desse recruta .
    boa infancia .saudades.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: