HumanasBlog


A QUÍMICA DO AMOR E DA PAIXÃO

Posted in Família e Desenvolvimento Humano por Joaquim Cesário de Mello em setembro 2, 2009

Quem já se apaixonou na vida sabe a “agonia” de se estar apaixonado. Quem ainda não se apaixonou prepare-se. Paixão é revolução, revolução em todos os sentidos, inclusive fisioquímico. Parece até que fomos pegos de surpresa por um fulminante raio ou – se preferirem a clássica e mítica imagem – tivemos o coração atravessado por uma flexa disparada pelo cupido. Sim, os antigos eram realmente sábios ao associarem a paixão a uma espetada flexada de origem sobrehumana, afinal qualquer racionalidade se perde quando se está apaixonado: ficamos “abasbacados”, “ridículos” e “bobos”. É como naqueles versos de Fernando Pessoa quando o mesmo diz: “todas as cartas de amor são ridículas/Não seriam cartas de amor se não fossem ridículas”.

Mas o que se passa em nós quando estamos apaixonados, ou por que é que ficamos apaixonados? Romantismos à parte, o que acontece é muita, mas muita química nos corpos dos apaixonados. A dopamina, por exemplo (neurotransmissor da alegria e da felicidade) é um dos principais responsáveis por nossos corações baterem mais forte achando que “o amor é lindo”. Do ponto de vista cerebral pode-se dizer que a sensação euforizante da paixão é análoga à sensação que pode nos provocar a cocaína. Sim, a paixão vicia e sofremos de abstinência quando nosso objeto amado (objeto da paixão) está ausente ou distante.

Segundo uma antiga matéria publicada na revista “Superinteressante” lá pelos longíncuos idos de 1988, mas que continua atualizadíssima, ” em pesquisas recentes, estruturas do cérebro chamadas núcleo caudado, área tegmentar ventral e córtex prefrontal se mostraram mais ativadas em pessoas apaixonadas. São zonas ricas justamente em dopamina e endorfina, um neurotransmissor com efeito semelhante ao da morfina. Juntos, esses agentes estimulam os circuitos de recompensa, os mesmos que nos proporcionam prazer em comer quando sentimos fome e em beber quando temos sede. Estar em contato com a alma gêmea, mesmo que por telefone ou e-mail, resultará na liberação de mais endorfina e dopamina, ou seja, de mais e mais prazer”.

Ainda segundo a “Superinteressante”, “a feniletilamina, parecida com a anfetamina, é outra molécula natural associada a essa avalanche de transformações, assim como a noradrenalina, que contribui com a memória para novos estímulos. Por isso os apaixonados costumam se lembrar da roupa, da voz e de atos triviais de seus amados. Hormônios como a oxitocina e vasopressina, responsáveis pela formação dos laços afetivos mais duradouros e intensos, como o da mãe com o filho, também tendem a aumentar nas fases mais agudas, preparando o terreno para um relacionamento estável”.

Resistir a paixão não é fácil, visto que ela nos pega de surpresa e nunca estamos preparados de fato pra ela. É muita química que produzimos a partir então da adolescência.

A respeito do tema “a química da paixão e do amor” encaminhamos o leitor curioso a um antigo artigo publicado na revista  “Veja” em maio de 2008, cujo título é “A Genética da Paixão. A conferir: p_086.shtml

quimica-paixao-446309.shtml

About these ads

7 Respostas to 'A QUÍMICA DO AMOR E DA PAIXÃO'

Subscribe to comments with RSS ou TrackBack to 'A QUÍMICA DO AMOR E DA PAIXÃO'.

  1. Flávia Emília said,

    Mas existem ocasiões em que o estado de total paixão causa mais
    sofrimento que prazer. Algunas vezes, o amor não é correspondido –
    uma das pessoas ama, e a outra evita contato ou deseja apenas um
    relacionamento sexual. Quando a experiência é gloriosa …
    Recomendo o Filme Antes do Amanhecer : dois estranhos se con-
    hecem em um Trem e, descem na estação de Viena onde passam
    a se conhecer melhor durante um dia inteiro. O que torna o filme atra-
    ente, é o fato dos diálogos serem ” cults ” e aos poucos percebe-se a
    interação e proximidade do casal vindo cada vez mais á tona. Quando
    o casal escuta a musica Come Here, interpretada por Kath Bloom, na
    cabine é de perder o fôlego.

  2. Fábia Vânia M. Santos said,

    Eita, e a PAIXÃO!!!

    A paixão não é calma, por mais que vc queira vc não consegue ter calma quando está envolvido pela PAIXÃO.
    É o sentimento ao extremo sem controle, sem reservas e talvez seja por isso que algumas pessoas se dão tão mal com esse sentimento…Quando vc não é correspondido na paixão é terrível, frustrante, porque vc quer tudo com esse sentimento, menos ser rejeitado.
    No entanto, prefiro pensar no lado BOM da paixão, com algo instigante, intrigante, vc se pega fazendo coisas que não imaginaria nunca…o grande barato da paixão é isso.
    Mas, recomendo doses homeopaticas para quem não tem estomago para “fortes emoções”.

    Tchauzinho.

    Fábia

  3. josy said,

    só percebi a diferença entre paixão e amor, quando eu tive meu filho. o amor não sei descreve-lo, paixão é algo que da e passa. josy.

  4. FLAVIO ALVES said,

    FALAR SOBRE ESSE TEMA É UM POUCO COMPLICADO PARA MIM. ENTÃO POSTEI ESSE LINK, QUE MOSTRA A CENA DE UM FILME, “ANTES DO AMANHECER”, QUE IRA EXPRESSAR MUITO BEM O QUE QUERO DIZER…!

  5. Flávia Emília said,

    Talvez o Filme romantico que mais tenha me chamado a atenção – Antes
    do Amanhecer – pelo fato da história ocorrer do modo nada convencional.
    Com isso, resta aos dois aproveitarem o máximo o pouco tempo que lhe
    resta. As sintonias e choques de visões de mundo entre dois desconhe-
    cidos colocam em confronto razão e emoção que terminam por convergir
    para amor, desejo, amizade, para a poesia do primeiro encontro.
    Tudo isso numa só experiência, que pode ser deixada prá trás, mas nun-
    ca esquecida.


  6. Quem ainda não sentiu essa sensação, que é um misto de medo ansiedade e, ao mesmo tempo, de prazer indescritível, prepare-se porque a qualquer momento isso acontece na vida de qualquer mortal. Faz parte de nosso ciclo vital, seja de que forma ele se manifeste ora explicitamente, ora velado.Estar apaixonado é estar vivo, a gente se sente mais gemnte, mais humano portanto, aproveitemos toda vez que se fizer presente esse sentimento!!


  7. Quero aproveitar esse espaço para deixar um xero para minha amiga Flavia Emília que é muito atenciosa e gentil, pois foi através dela que conheci esse blog muito lega que além de informar, diverte. Beijos pra você, querida!!!!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: