HumanasBlog


POESIA

Posted in Poesia & Arte por Joaquim Cesário de Mello em maio 31, 2009
Tags: , ,

CANÇÃO PARA UMA SEMPRE MENINA

 (por ocasião dos 15 anos de minha filha Camila)

Quando não mais houver brinquedos,
e os ursinhos de pelúcia e as bonecas
apenas enfeitarem teu quarto
já tão coberto de retratos que não os meus;
 
Quando sobre tua cômoda
habitarem batons, estojos, rímel e perfumes
e nos espelhos procurares
o teu mais belo e perfeito perfil;
 
Quando substituíres os lápis
(com que desenhavas em rabiscos coloridos
tantas casas, jardins, céus, famílias…)
por outros que contornem tua boca e teus olhos;

Quando as roupas forem para ti
muito mais do que somente vestimentas
e o corpo não mais couber
nos teus hoje saudosos enxovais infantis;

Quando não mais tiveres medo de escuros
ou sozinha puderes suportar qualquer ausência.
pois em teus sonhos já não mais existem
bruxas, duendes, gnomos e bichos-papões;

É que te chegou o (in)esperado dia
em que se chega ao dia
do início dos teus próximos
quinze anos.
 

Joaquim Cesário de Mello

3 Respostas to 'POESIA'

Subscribe to comments with RSS ou TrackBack to 'POESIA'.

  1. Camilla Fernanda said,

    Finalmente eu fiz um tour pelo seu blog, bem legal, tem todo o tipo de informações.
    Um abraço.

  2. Lígia said,

    Li esta para a minha filha que fará 15 anos depois de amanhã.
    Abriu um sorriso como quem´se identifica com a poesia e diz: Ai que linda!

  3. Tereza said,

    Liiindo, Joaquim!
    Peguei-me pensando em quando os meus filhotinhos estiverem crescidos à espera de seus próximos quinze anos.
    Não pude me conter. Chorei.


Deixe um comentário

