HumanasBlog


O HOMEM É UM ANIMAL QUE RI

Posted in Humor por Joaquim Cesário de Mello em junho 24, 2009

Ver imagem em tamanho grandeUma das coisas que há de mais humano no ser humano é sua capacidade para rir e sorrir. Por esta razão não há como focar a questão humana sem levarmos em conta o humor. Aqui abriremos espaço para o humor em suas várias vertentes. Bons sorrisos e largos risos.

* * * * *

Mafalda é, talvez, a mais conhecida personagem das tirinhas (quadrinhos diminutos) da América Latina. Criada pelo argentino Quino em 1962, Mafalda é uma menina atípica, isto é, de espírito crítico e sagaz, bastante preocupada tanto com a paz mundial quanto com os rumos que está tomando a humanidade, e por isto é rebelde com o estado das coisas como as coisas são. Ou como disse certa vez o escritor, filósofo e semiólogo Umberto Eco: “uma heroína irascível que rejeita o mundo como ele é… reinvindicando seu direito de continuar sendo uma menina que não quer se responsabilizar por seu universo adulterado pelos pais”. São geniais as sacações e a acidez utilizadas por Quino, através de sua personagem Mafalda, que detestava sopas e que possuia, ao invés de bonecas e ursinhos de pelúcia, um globo terrestre doente e que também acompanhava sempre os noticiários da imprensa. Toda Mafalda
Mafalda inicou sua trajetória entre os anos das sangrentas ditaduras latino-americanas (plena era da guerra fria), uma época de grandes embates e conflitos ideológicos e políticos, e foi publicada nos jornais argentinos Primeira Plana, El Mundo e Siete Dias Ilustrados. No Brasil temos o conjunto de suas famosas tirinhas publicadas em livro, o livro “TODA MAFALDA” pela editora Martins Fontes, contendo 420 páginas de puro divertimento inteligente que nos injeta uma reflexão tanto do seu péríodo histórico latino e mundial, bem como nos propõe a igualmente melhor refletir sobre o quanto pode ser absurda a vida humana em suas roupagens cotidianas de alienamento e submissão aos sistemas vigentes.
Qualquer um, que por acaso não conheça Mafalda, pode já de antemão prever que ela é uma personagem através da qual Quino apresenta sua crítica ao modelo social vigente. Embora Quino não mais publique Mafalda desde os anos de 1973 (com raríssimas excessões quando para promover campanhas sobre Direitos Humanos, como, por exemplo, o poster que ele fez para a UNESCO/ONU, em 1976, ilustrando a Declaração Universal dos Direitos da Criança), ela não se encontra datada, ao contrário seus questionamentos sobre a vida e o comportamento social das pessoas e sobre a própria sociedade ainda estão bastante presentes aos momentos em estamos passando e vivendo. Mesmo que o mundo não seja mais o mesmo como à época das publicações originais de Mafalda, o seu envelhecimento não a atrofiou ou senilizou. Mafalda, como escreveu a Folha de São Paulo em 02/12/2008, envelheceu com graça.

Vamos, pois,acompanhar o um pouco dessa “senhora” de 47 anos que no auge da sua maioridade cronológica mantém a incredulidade e a criticidade tão escassas aos jovens de hoje.

_________________________________________________________

Vejam mais Mafalda:

http://filipaqueiroz.files.wordpress.com/2008/12/mafsu.jpg
http://farm1.static.flickr.com/3/4802485_07baa9c229.jpg
http://portal180.uol.com.br/blog/wp-content/uploads/2007/06/mafalda-e-o-sol.jpg
http://educar.files.wordpress.com/2007/01/mafalda.jpg
http://3.bp.blogspot.com/_pFtmWZEvOd8/R1BHuAKklRI/AAAAAAAAA-0/u_aiuhnW5tU/s1600-R/dezembro07.jpg
http://2.bp.blogspot.com/_hius0wLqMBA/SJ7LrIbtYII/AAAAAAAAGgc/_3YnmKXIhsw/s400/mafalda1.jpg
http://pulsacoes.blogsome.com/wp-admin/images/mafalda411.gif

http://farm1.static.flickr.com/15/20756878_dde3b563d4.jpg?v=0
http://www.clubcultura.com/clubhumor/mafalda/poliglota/tira_brasil.jpg

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: