HumanasBlog


Leonard Cohen: um mito vivo

Posted in Música por Joaquim Cesário de Mello em julho 2, 2009

Ver imagem em tamanho grandeSim, ainda existem mitos e, pasmem, vivos. Um deles (poucos, é bem verdade) é Leonard Cohen, hoje com cerca de 75 anos de idade e com o pé ainda na estrada. Em 2008 fez um famoso show ao vivo em Londres que resultou em um disco imprescíndivel: Live in London

A morte precoce do seu pai quando Cohen tinha apenas 9 anos foi não somente um fato marcante em sua vida como também determinante inclusive para sua obra. Leonard Cohen chegou à musica já como conceituado poeta canadense e sua carreira é marcada por depressões, reclusões, misticidades e isolamentos. No ir e vir de sua vida Cohen constrói uma obra musical inigualável, notadamente associada à sua voz inconfundível. Ouvir sua voz contundentemente rouca é se deixar ser pego em um turvilhão de sentimentos que a mesma nos evoca e provoca. Sua voz é um verdadeiro instrumento musical e suas músicas não seriam as mesmas sem sua presença.

Acompanhem a beleza que é Dance Me To The End Of Love lendo a letra da música  traduzida abaixo (vide versão com Madeleine Peyroux também apresentada aqui no blog em sua versão cantada pela mesma – vide post anterior sobre MÚSICA):

Dance-me até sua beleza com um violino ardente
Dance-me através do pânico até eu estar em segurança
Eleve-me como uma oliveira e seja a pomba fazendo ninho em mim

Dance-me até o fim do amor
Dance me até o fim do amor

Deixe-me ver sua beleza quando as testemunhas se forem
Deixe-me sentir você se mover, como fazem na Babilônia
Mostre-me lentamente aquilo de que eu só conheço os limites

Dance-me até o fim do amor
Dance-me até o fim do amor

Dance-me ao casamento agora
Dance-me, outra vez e outra vez
Dance-me mansamente e me dance por muito tempo

Nós dois estamos abaixo do nosso amor
Nós dois estamos acima
Dance-me até o fim do amor

Dance-me até as crianças pedindo para nascer
Dance-me até as cortinas que nossos beijos desgastam
Monte uma barraca de abrigo agora, embora toda linha esteja rasgada.

Dance-me até o fim do amor
Dance-me até o fim do amor

Dance-me até sua beleza com um violino ardente
Dance-me através do panico até eu estar em segurança
Toque-me com sua mão nua ou me toque com sua luva

Dance-me até o fim do amor
Dance-me até o fim do amor
Dance-me até o fim do amor

Conheça mais clicando: http://www.speculum.art.br/bio.php?m_id=2

3 Respostas to 'Leonard Cohen: um mito vivo'

Subscribe to comments with RSS ou TrackBack to 'Leonard Cohen: um mito vivo'.

  1. Guilherme Trigueiro said,

    também sou fã do cara, sugiro que ouças também Nick Drake, que é tão genial quanto Cohen apesar de sua morte mais do que prematura. Fica a sugestão, garanto que vais gostar. abraço.

    • Joaquim Cesário de Mello said,

      Valeu Guilherme. Com certeza vou ouvir o Nick Drake e depois retorno com minhas impresões a respeito. Obrigado pela sugestão. Espero outras no mesmo nível. Até mais.

  2. marcos said,

    Leonard é um cantor de voz rouca e cativante! eu adoro a música que ele canta no filme Shrek Aleluia! essa música é belissima!


Deixe um comentário

