HumanasBlog


NICK DRAKE: UMA AGRADÁVEL DESCOBERTA

Posted in Música por Joaquim Cesário de Mello em julho 5, 2009

Graças ao transeunte aqui do HUMANASBLOG, Guilherme Trigueiro (vide seu comentário junto ao post referente Leonardo Cohen no espaço reservado à música) podemos conhecer este cantor e compositor que foi Nick Drake, particularmente pra mim (eu que sou um ouvinte algo meio bissexto de música e um garimpeiro ocasional) uma verdadeira descoberta. Sim, uma descoberta. Não conhecia Nick Drake, não obstante já ter escutado sua música Pink Moon (vide abaixo), creio que em um comercialveiculado na mídia americana da Volkswagen. Que coisa! Tanto tempo perdido, mas ao mesmo tempo que agradável descoberta de meia-idade. Valeu Guilherme. Vamos então socializar a descoberta (pra quem, assim como eu, não conhecia Nick) ou relembrar Nick Drake.

Nick Drade era um cara reservado e introspectivo na sua maneira de ser e viver a vida e isto refletiu, consequentemente, em sua música e musicalidade. Sua sensibilidade aguçada virou arte, mas também foi, possivelmente, combustível para uma vida inquieta e angustiosa. Depressivo, passou por experiências de internação psiquiátrica, e morreu por overdose de antidepressivo (tryptizol). A causa oficial de sua morte foi dada como suicídio, porém há quem duvide.

O reconhecimento da sua obra foi póstumo, chegando a revista TIME(1993) colocar seu álbum Five Leaves entre os 100 melhores álguns da história fonográfica, bem como a revista  Rolling Stone considerar seus três disco como fazendo parte do seleto grupo doss 500 maiores álbuns de todos os tempos até hoje. Parte de suas músicas foram regravadas, entre outros por Norah Jones, Jack Johnson e Elton John. Para Renato Russo, por exemplo, ele tinha uma sensibilidade extrema e era um anjo.
Suas músicas são muito utilizadas em filme, tais como “Os Excêntricos Tenenbaums”, “Escrito nas Estrelas” e ” A Casa do Lago” e outros.

Seu estilo intimista e melancólico e o toque peculiar e sincero do seu violão nos traz baladas tristes de uma poesia sonora rara e suavemente tocante ao espírito do ouvinte. Seu virtuosismo no violão é único e seu estilo algo diferente e inovador tanto de afinar o instrumento quanto o de dedilhar as cordas lhe é próprio como uma marca de nascença.

Nick deixou um legado que teve forte influência em artistas do naipe de Elliot Smith, Beth Orton e Drawn Boy. Aliás, deveremos ter em breve uma homenagem à memória de Drake que contará com Norah Jones, Eddie Vedder e Heath Ledger. O tributo a Nick Drake será lançado em CD com participações de vários artistas internacionais. Aguardar e conferir. 

Quem quiser melhor conhecer sobre a vida e obra deste instigante artista que, curiosamente, ainda é desconhecido por muitos ou alguns, acesse: http://pt.wikipedia.org/wiki/Nick_Drake ou http://www.nickdrake.com/index.html

Com você: Nick Drake:

Anúncios

Uma resposta to 'NICK DRAKE: UMA AGRADÁVEL DESCOBERTA'

Subscribe to comments with RSS ou TrackBack to 'NICK DRAKE: UMA AGRADÁVEL DESCOBERTA'.

  1. Guilherme Trigueiro said,

    Oi Joaquim, que bom que gostou de Drake, imaginei que o fizeste. Não há de agradecer, considere uma retribuição pelo aprendizado passado neste semestre! :p

    ps.: se não ligou o nome a pessoa, fui teu aluno agora do 7º período/manhã, próximo semestre a gente bate um papo de som!
    abçs.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: