HumanasBlog


TEATRO EM FOCO

Posted in Notícias e Eventos por Joaquim Cesário de Mello em julho 31, 2009

 

 

 

 

 

 

A partir dos dias 22, 23 e 29, 30 de agosto do presente ano, teremos em cartaz no Teatro Barreto Júnior, sempre às 20:00 horas, a exibição da peça “A DERRADEIRA CEIA”, de autoria de Luiz Marinho, sob direção de Normando Roberto Santos.

Segundo a psicóloga e colaboradora do Humanasblog, Flávia Emília Coimbra, Luiz Marinho com ” A Derradeira Ceia” nos remete ao sertão  do abandono, da solidão, do medo, do fanatismo, do latifúndio … da traição, dos coiteiros que, por oportunismo, defendiam o cangaço em troca de bens materiais. Tipos ” psicológicos ” que refletem sobre sua condição humana de um modo limitado, desejando outras possibilidades de vida, embora a primeira saída fosse a violência no cangaço, e ou, alistando-se nas forças militares ( os volantes ). Os homens principalmentes eram obrigados a serem maus e as mulheres sujeitas a uma serie de humilhação e submissão. A Deradeira Ceia seria no caso uma traição de coiteiro ao Lampião num possível envenenamento  …  Assista. O que acontecerá …
      Prossegue Flávia Emília, na página 85 … ” na A Derradeira Ceia “, vemos a prepotência do latifúndio, na pessoa do aludido fazendeiro, que expulsa Saturnino de suas terras, destruindo sua lavoura e nada lhe dando em troca; a atitude do próprio Saturnino que, desiludido com a justiça dos homens ( assim como acontecera com Lampião ), resolve virar coiteiro do Rei do Cangaço  em troca de uma vida material mais confortável. Enfim, as cenas e as atitudes violentas, signos de um universo de valores em conflito, no qual o limite entre o certo e o errado se revela extremamente ténue “.

A afilhada de Nossa Senhora da Conceição, peça exibida em 1973

"A afilhada de Nossa Senhora da Conceição", peça exibida em 1973

Anúncios

4 Respostas to 'TEATRO EM FOCO'

Subscribe to comments with RSS ou TrackBack to 'TEATRO EM FOCO'.

  1. dôra reis said,

    Flávia
    Depois de ler seu comentário fiquei mais curiosa e com vontade de ver a Derradeira Ceia . Com ingresso em mãos estou so esparendo chegar O DIA.
    bjs

  2. CRESO FALCÃO said,

    Pôxa, estou emocionado por completo, em lágrimas, sou fã das peças de Luiz Marinho, desde sempre.
    Tudo bem, ele era meu tio – melhor pra mim.
    Mas nunca vi nada mais puro e mais engraçado do que Um Sábado em 30, A Incelença, A Afilhada de Nossa Senhora da Conceição, Viva o Cordão Encarnado etc. E o melhor de tudo – eu ainda não vi A Derradeira Ceia! Estou numa felicidade imensa!
    Obrigado, Tio Lula. Por tudo. Fica com Deus.

  3. Maria Oliveira said,

    Todos do elenco de A DERRADEIRA CEIA agradecem pelo empenho da Flávia em divulgar nosso espetáculo, sobretudo parabéns por estar antenada com o movimento cultural!
    Agradecidos estamos ao Joaquim, em disponibilizar este espaço.
    Teremos dois últimos espetáculos: 29 e 30 de agosto, às 20h.
    Está aí o nosso Convite especial!
    Compareça Joaquim. Dê um alô para deixarmos Convites na portaria:
    99105864.
    Atenciosamente,
    Maria

    • Joaquim Cesário de Mello said,

      Infelizmente, cara Maria Oliveira, nos finais de semana que a peça foi exibida estave eu com compromissos, inclusive alguns fora da própria cidade do Recife. Mas sei que foi exitosa a temporada, o que abre espaço para novas, futuras e breves apresentações outras. Aí pode contar com minha presença, com certeza.
      Quanto ao espaço aqui do HUMANASBLOG ele continua aberto a toda e qualquer manifestação artística, cultural, científica, enfim humana.
      Aguardo, pois, novas notícias.
      Até mais ver…


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: