HumanasBlog


A ADOLESCÊNCIA E SEU SIGNIFICADO

Posted in Família e Desenvolvimento Humano por Joaquim Cesário de Mello em agosto 19, 2009

O que é adolescência, afinal? Tal pergunta pode aparentemente até ser fácil de responder, porém atentemos melhor a questão e veremos que ela trás em si uma ampla complexidade que não se esgota fácil em uma primeira e ligeira resposta.

Assim, dentro dessa perspectiva, isto é, problematizando o conceito de adolescência, e não querendo esgotar o assunto com este simples post, trazemos ao transeunte leitor do HUMANASBLOG um interessante artigo publicado pelo psicólogo Arnaldo Chagas na revista de psicologia “Catharsis”. Vale, pois, a leitura: adolescencia.htm

E para quem busca ampliar mais o assunto e tematizá-lo com mais profundidade, complemente com a leitura do ARTIGO 09 publicado na Categoria “Artigos Recomendados”: artigos-recomendados

Anúncios

Uma resposta to 'A ADOLESCÊNCIA E SEU SIGNIFICADO'

Subscribe to comments with RSS ou TrackBack to 'A ADOLESCÊNCIA E SEU SIGNIFICADO'.

  1. Ana Maria A. M. Cavalcanti. said,

    Interessante, fiz um trabalho com uma adolescente e no final construiimos a seguinte refleção:
    CRESCER
    O que é crescer?
    Acredito que crescer é conseguir conviver com a dor. A dor de não puder ser mais o que era. A dor de ter que perceber quais as ajudas que tínhamos em alguma fase de nossas vidas e se continuarmos em querer tê-las será como muletas desnecessárias, ou melhor, verdadeiras formas de mutilação, que só perceberemos quando chegamos à fase que a vida nos diz: “Ou cresce, ou cresce….
    Crescer é ter que aproveitar as escolhas que a vida nos dá em formas de oportunidades, que quando são perdidas, nada consegue resgatá-las. Claro que vem sempre uma nova oportunidade, mas aquela que perdemos faria uma grande diferença em nossa vida hoje.
    Crescer é percebermos que muitas vezes o nosso pior inimigo somos nós mesmos, principalmente quando queremos ser o que não somos ou quando não conseguimos conviver com as diferenças.
    Crescer é ver na crise e no caos a oportunidade de mudar, mas para isso temos que perguntar ao universo: Para quê isso esta acontecendo? Tenho que aprender o que com isso?
    O problema de termos dificuldade de crescer é que esquecemos que nascemos para isso: Para crescermos no amor, na paz, no respeito, na gratidão, na harmonia, e tantas outras coisas que só em lembrarmos dá um frio na barriga.
    Bem a velha frase “Conhece-te e ti mesmo”, é o único caminho para crescermos sem reclamar, sem se revoltar, sem estacionar em alguma fase do nosso desenvolvimento, porque se conseguimos diferenciar o que é meu do que é do outro, por exemplo: A minha raiva da do outro, a minha chatice da do outro….. Poderemos conviver melhor com as adversidades da vida.
    Crescer é quere mudar, é viver sem se boicotar, aproveitando tudo que a vida pode nos oferecer, pois ela é um presente de Deus. Por isso temos que viver esse hoje que Deus nos deu: O PRESENTE!
    Viver o aqui e agora, isso para o ansioso é triste, pois ele só sabe viver de passado e de futuro: ‘ Como era boa aquela época; Bom vai ser quando eu tiver isso ou aquilo; Não consigo me concentrar nisso, devo estar com algum problema no meu corpo, etc.
    Crescer é aceitar as críticas, filtrando todas elas, porque por mais que seja incomodo o fato de que não conseguimos ver tudo que existe em nós e o outro pode ver melhor algumas coisas, ainda é o melhor caminho para continuar crescendo
    Enfim, crescer é não precisar definir nenhum conceito do que seja crescer é apenas sentir que o universo SEMPRE conspira ao nosso favor.

    ACREDITE E CONFIE!

    Ana Maria Aquino de Melo Cavalcanti


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: