HumanasBlog


TICO TICO: O QUE LIAM NOSSOS AVÓS

Posted in Memória Cultural por Joaquim Cesário de Mello em agosto 21, 2009

A revista Tico Tico foi a primeira revista a publicar quadrinhos no Brasil. Editado por Luiz Bartolomeu de Souza e Silva (dono do jornal “O Malho”) a partir de proposta do cartunista Renato de Castro e do poeta Cardoso Júnior, teve seu nascimento em out/1905. A revista, que tinha forte influência francesa, teve como principal personagem  Chiquinho, e embalou a fantasia e o humor de gerações e brasileiros até os anos 60 (teve vida e sobrevida de 57 anos anos).

Pela revista passaram importantes nomes da intelectualidade brasileira de então, tais como Ângelo Agostini, Alfredo Storni, Paulo Afonso, entre tantos.

Além de Chiquinho, haviam Benjamim, Réco-réco, Goiaba, cachorro Jagunço, Maria Fumaça, Azeitona, Bolota, Lamparina, Zé Macaco, Faustina, Baratinha e vários outros. Através das páginas da revista a imaginação de nossos avós (acreditem, eles um dia foram crianças) voava e eles podiam se deliciar com o que tinha de melhor também no cenário internacional, pois lá na revista eles entravam em contato com, por exemplo, textos e histórias de ninguém mais que Mark Twain ou  Júlio Verne, bem como conhecer Dom Quixote e Gulliver, além de lerem clássicos como “A Ilha do Tesouro”. Que diferença em relação ao que ler as crianças de agora, não acham?

Hoje é uma raridade quem conserva exemplares da revista. Por sorte, herdei do baú de lembrança de meus pais alguns números da Tico Tico em que, vez em quando, viajo no tempo ao passado de outrora e de antes de mim. É fantástico, tanto o humor, os textos como os reclames publicitários (sim, era assim que se chamava a propaganda: reclame). Conhecer a revista é conhecer um pouco o sonho infantil de nossos pais e avós, muito antes deles sonherem filhos e netos.

Conheçam mais sobre a revista acessando: http://blogln.ning.com/profiles/blogs/revista-tico-tico-sandra-pina

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: