HumanasBlog


FUTURO: UM PAÍS DE VELHOS

Posted in Sociedade Contemporânea por Joaquim Cesário de Mello em agosto 22, 2009

Nosso país está envelhecendo a uma rapidez vertiginosa. Segundo o IBGE o Brasil já chegou a uma fecundidade de 1,8 filho por mulher, ao tempo em que a expectativa de vida elevou de 41 anos (1960) para 72,7 em 2007. Projeções apontam que em 2040 passaremos de 190 milhões de habitantes para 220 milhões (ápice do crescimento), quando começaremos a declinar até atingir aproximadamente 215 milhões em 2050. Tais estudos também apontam que a parcela populacional dos que têm mais de 65 anos de vida aumentará dos hoje 12,4 milhões para 48,9 milhões de pessoas até 2050. Nesse mesmo período estima-se que o números de crianças diminuirá dos atuais 50,2 milhões para 28,3 milhões.

O aumento da longevidade associado a uma diminuição da natalidade fatalmente nos levará a condição de em breve sermos um país envelhecido em termos populacionais. E quais as possíveis repercussões de tal acelerado envelhecimento? Quais suas repercussões socias, econômicas, culturais e psicológicas? Estamos, como sociedade, preparados para o envelhecimento basilar da própria sociedade? Que impacto poderá ter no compórtamento geral das pessoas? O que poderá, enfim, acontecer?

O fenômeno da aceleração quantitativa do envelhecimento já começa a chamar atenção de pesquisadores, cientistas e governos. E é sobre esta temática o conteúdo da matéria de Herbert Carvalho publicada da revista “Problemas Brasileiros”, nº 394 de julho/agosto de 2009, que vocês poderão ter acesso aqui através do link: artigo.cfm?Edicao_Id=344&breadcrumb=1&Artigo_ID=5350&IDCategoria=6126&reftype=1

Vale realmente uma boa reflexão e debate sobre o que está acontecendo e para onde estamos caminhando e como podemos contribuir para um futuro melhor e mais digno. Com vocês o assunto…

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: