HumanasBlog


HENRI CARTIER-BRESSON E O “INSTANTE DECISIVO”

Posted in Fotos & Imagens por Joaquim Cesário de Mello em setembro 16, 2009

“Henri Cartier-Bresson perseguiu  instante decisivo. E, com alguma ironia, o instante decisivo perseguiu Cartier-Bresson”. Com estas exatas palavras a revista Carta Capital desta semana expõe matéria sobre esse fundamental fotógrafo que decisivamente marcou a história do fotojornalismo. Catier-Bresson foi um artista por excelência que viveu a arte cotidianamente, isto é, viveu a vida artisticamente, pensou a vida artisticamente e olhou a vida artisticamente. Nascido em 22/08/1908 (falecido em 02/08/2004) foi um dos mais importantes fotógrafos do século XX e considerado por muitos como o próprio pai do fotojornalismo. Conjuntamente Robert Capa, Bill Vandivert, David Seymour, entre outros, fundou a mais célebre agência fotográfica, a agência Magnum.

Sempre buscando captar a vida humana e seus pequenos dramas diários, Bresson desprezava assim as fotos arranjadas, produzidas e montadas, registrando portanto à vida em seus imediatos e pequenos efêmeros instantes. Edificou o conceito de “instante decisivo” que significa o momento fundamental de alguma situação qualquer. Como dizia o próprio Bresson, “a fotografia é uma operação instantânea que exprime o mundo em termos visuais, tanto sensoriais como intelectuais, sendo também uma procura e uma interrogação constantes”. Por isto temos nas fotos de Bresson o frugal do dia-a-dia das pessoas, exatamente onde lá se encontra  o átomo da existência humana que o fotógrafo deve encontrar no “instante decisivo”.

Acessem, pois, o link a seguir e conheçam a reportagem de Rosane Pavam sobre Henri Cartier-Bresson, que leva o título “A Sina do Perseguidor”, publicada na revista Carta Capital n° 563:  materia.jsp?a=2&a2=10&i=5053

Abaixo um pouco mais da obra deste fotógrafo essencial:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: