HumanasBlog


PERFIL DO BLOG

Será que vivemos, como disse Viviane Forrester, em meio a uma ilusão e a um engodo, isto é, será que o mundo como conhecíamos até próximo ao final do século XX já não mais existe? Será que os tempos atuais – há muito chamado de pós-moderno – representa mais que uma longa crise, mas sim uma verdadeira mutação: uma mutação de um estilo de sociedade e de vida, ou melhor, a mutação de toda uma civilização? Será, portanto, que já vivemos e participamos de uma “nova era” na história da Humanidade e que não conseguimos enxergar?

Ou, ao contrário, será que podemos ainda resistir e enfrentar a esta nova “invasão bárbara” que é a invasão neoliberal, com todos seus benesses e com todas suas mazelas?

É com questões como estas, e mais outras,  que criou-se o HUMANASBLOG, cuja finalidade precípua é a de colaborar como uma espécie de trincheira de resistência a essa espécie de homem unidemensional, onde a coletividade parece haver se transformado em um universo estéril, fútil e desértico, cuja unanimidade acaba não só por mesmerizar as pessoas como também para empobrecê-las, tanto do ponto de vista intelectual quanto do ponto de vista da sensibilidade e dos sentimentos. A força simbólica do discurso hegemônico e dominante forja um novo humano menos humano com seu novo ethos: o homo consumens.

O HUMANASBLOG, portanto, funda-se no intuíto da não aceitabilidade da sacralidade do mercado onde tudo, absolutamente tudo, parece resumir-se em uma questão puramente de capital. O ser humano, kafkianamente metamorfoseado em uma mera unidade monetária/financeira, acaba por sofrer um silencioso porém gritante processo cada vez maior de exclusão do verdadeiramente humano que há no gênero humano. A diversidade e a expressividade são, pois, oxigênios do HUMANASBLOG, cujo espaço é fundamentalmente o da contemplação reflexiva, ativa e crítica; uma contemplação que observa e atua; pensa, sente e age.

Basta de tergiversões e adiamentos. Basta de passividades inférteis e embotamentos. Basta de embrutecimento resultante do processo contemporâneo e continuado de esvaziamento de cabeças. O HUMANASBLOG e seus bastas abre espaço a todos e a tudo que for humano: a poesia, a música, a literatura, o cinema, a psicologia, ao pensamento crítico, a arte em geral e o que mais vier… Que, dessa maneira e forma, possamos contribuir um pouco para estreitar e aproximar o abismo existente entre a compreensão racional do mundo e o desejo profundo das pessoas.

Assim é e será o HUMANASBLOG: na certeza e na solidez de que tudo que é sólido se desmancha no ar.

7 Respostas to 'PERFIL DO BLOG'

Subscribe to comments with RSS ou TrackBack to 'PERFIL DO BLOG'.

  1. Luciana Barros said,

    Olá Joaquim,
    Estou muito feliz com a criação deste blog pois agora posso curtir seus textos e me sentir novamente sua aluna.
    Já enviei o endereço para várias pessoas e irei trabalhá-lo com meus alunos.
    Com certeza serei uma frequentadora assídua e ah… complementando seu texto que faz com que pensemos na inutilidade de tantas coisas e de como nos sentimos emersos a tantos sentimentos e situações que nos rodeiam…sem respostas…penso que cada vez mais precisamos buscar em nosso íntimo nossos valores, nosso sentido, o sentido que damos as coisas…e ao que não damos…
    Beijos e muito sucesso com o blog.
    Luciana Barros

    • Joaquim Cesário de Mello said,

      Obrigado, querida Luciana. Bom tê-la por aqui, afinal aguardo tuas colaborações e constante participação ativa de tua parte. Conto, realmente, com o trocar de nossa inquietações existenciais, bem como com o questionar tanto da existência quanto do nosso próprio percurso nela.
      Bom, mesmo, revê-la.
      Com coração e carinho, te aguardo mais e mais vezes…

  2. Polyana Karla said,

    Parabéns, Joaquim!
    O blog dissemina idéias para busca de novos caminhos, onde possemos reforçar a capacidade de reflexão, podendo contribuir para o crescimento do gênero humano.

    Adorei os textos. Visitarei mais vezes.
    beijos
    poly!!!!

    • Joaquim Cesário de Mello said,

      Bom, Polyana, poder contar com tua presença aqui no HUMANASBLOG, porém melhor ainda será com tua ativa participação, seja no envio de trabalhos teus, seja reflexões, pensamentos, poemas, textos, dicas, informações, críticas, enfim que aqui você também conte como um espaço para tuas inquietações e questionamentos sobre a vida, o existir humano e o rumo que nós (pessoas e sociedade) estamos tomando e quais as alternativas.
      Conto com tua presença constante.

  3. Carla Novaes said,

    Joaquim Cesário!!

    Vim dar uma passada rápida no seu blog, ainda por falta de tempo, e percebi que não é um lugar pra se passar, mas pra se estar!!!! Muito legal, diverso, policultural!!!
    Dou-lhe parabéns, porque precisamnos de espaços assim!!!
    Enfim, massa!
    Carla

    • Joaquim Cesário de Mello said,

      Carla, amiga, conto não somente com tua presença eventual ou constante, mas com tuas colaborações. Manda não só trabalhos ou temáticas, mas igualmente notícias.
      Beijão,
      Joaquim

  4. Fátima said,

    Joaquim

    Parabéns pela iniciativa, o blog está maravilhoso, com matérias interessantíssimas, voltarei mais vezes para “sorver” seus conteúdos, conteúdos esses tão proximos do nosso cotidiano.Indicarei para amigos e alunos, afinal “um saber compartilhado”,é um sabe multiplicado.

    Beijão!
    Fátima


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: